quinta-feira, 17 de maio de 2012

Funcionária do Hospital Participa de Seminário


Funcionária do Hospital São Sebastião de Raul Soares, Renata Marquioli da Silva, participa do III Seminário “Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama”.



A coordenação Estadual do Controle do Câncer de Colo Uterino e Mama realizou em 11 de maio de 2012, III Seminário para discussão da importância dos prestadores do SISMAMA, no Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama. O objetivo do seminário foi identificar problemas e encontrar soluções para os mesmos, alinhando ações e fluxos entre a Secretaria de Estado da Saúde – SES e seus prestadores de serviços, necessários ao bom funcionamento em rede do Programa de Controle.

Só conseguimos prevenir o câncer de mama através da mamografia, e este é a segunda causa de morte no país, e quanto maior a idade da mulher mais chance de morte.

Mamografia de Rastreamento → a partir de 45 anos a 69 anos mamografia anual para mulheres a partir de 35 anos, pertencentes a grupos populacionais com risco elevado de câncer de mama.

O paciente não precisa ter o pedido do médico, basta agendar no PSF do seu bairro, levando a identidade e o cartão do SUS, ela pode solicitar o agendamento da mamografia é só preencher a requisição, somente depois com o exame em mãos ela vai procurar o médico, o que queremos com isso: mudança do modelo de Prevenção do Câncer de Mama, ampliação da faixa etária, facilitar acesso ao exame de mamografia, facilitar a definição de diagnóstico e início rápido do tratamento ao câncer.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – Inca, entre todos os tipos de câncer, o de mama é o que mais atinge as mulheres. A estimativa do INCA é que só este ano 810 mulheres morram vítimas da doença em Minas Gerais – em Belo Horizonte devem ocorrer 200 óbitos. 



Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, maior a possibilidade de cura. Se você tem entre 45 e 69 anos, faça mamografia de dois em dois anos. Estimule outras mulheres a fazerem o mesmo.



Informe-se sobre o agendamento da sua mamografia no Hospital São Sebastião de Raul Soares, Setor de Imagem, pelo telefone: 3351-1108 com Renata Marquioli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário